Pastorais e movimentos
“A missão do Magistério está ligada ao caráter definitivo da Aliança instaurada por Deus em Cristo com seu Povo; deve protegê-lo dos desvios e dos desfalecimentos e garantir-lhe a possibilidade objetiva de professar sem erro a fé autêntica. O ofício pastoral do Magistério está assim ordenado ao cuidado para que o Povo de Deus permaneça na verdade que liberta. Para exercer este serviço, Cristo dotou os pastores do carisma de infalibilidade em matéria de fé e de costumes. O exercício deste carisma para assumir várias modalidades.” (LG 31; cf. Catecismo da Igreja Católica, 890)
Toda ação da Igreja que se fundamenta na missão de Jesus e visa à implantação do Reino de Deus é uma pastoral. A pastoral tem o objetivo de concretizar a mensagem da Boa Nova nas estruturas sociais e no testemunho diário e constante, atualizando as atitudes de Jesus como bom pastor (inclusive, a palavra “pastoral” vem de “pastor”).
Os movimentos nascem e se formam num contexto externo à igreja local, sendo mais ligados à vida pessoal dos fiéis, visando à espiritualidade e à vivência de diferentes aspectos da fé.

Apostolado da Oração

Pastoral da Catequese

Pastoral da cesta básica

Pastoral da Comunicação

Pastoral da Crisma

Pastoral da Escuta

Pastoral da Família

Pastoral da Juventude

Pastoral da Liturgia

Pastoral da Música

Pastoral da Saúde

Pastoral do Batismo

Pastoral do Casamento

Pastoral do Dizimo

Pastoral dos acólitos e coroinhas

Pastoral dos Ministros da eucaristia

Pastoral Festa
